terça-feira, 26 de maio de 2009

A Noiva Italiana

Esta foi uma das minhas aquisições na Feira do Livro de Lisboa deste ano, um daqueles livros que me veio parar às mãos. Passei, vi a capa, o título e a autora (também de Caffe Amore que li e de que gostei) e... não resisti, trouxe-o comigo.
Por circunstâncias imprevistas, estou em casa de perna estendida (devido a lesão do joelho) e, hoje à tarde, peguei nele e li-o, de uma ponta à outra.
Nem sei bem por onde começar, mas devo dizer que é um livro... de alma italiana, tudo cheira a Itália! Pieta (assim mesmo, "piedade"), personagem principal, estilista de vestidos de noiva, a sua irmã Addolorata ("dor", as irmãs de nomes tristes, como diz uma personagem a dada altura), Beppi, o pai, Catherine ("Caterina") a mãe, conduzem-nos pela história e pela vida dos Martinelli. Conhecemos e quase saboreamos os pratos de Beppi (com direito a receitas e tudo), fazemos uma viagem à boleia de Londres a Roma, quase ouvimos segredar ou algaraviar em italiano, passeamos pela Toscana, por Roma, regressamos a Londres, sempre com a Itália no sangue. É isso mesmo, como se Itália nos entrasse no sangue!
Adorei a história, as duas histórias dentro da história, viajei com as personagens (até porque conheço alguns dos locais, foi como se lá voltasse!!), emocionei-me com elas, sonhei com elas.
É um livro agradável, saboroso, que dá cor ao dia e nos permite viajar um pouco pela "bela Italia"! Um livro de alma italiana! Gostei bastante!

4 comentários:

Célia disse...

É o livro que vou ler a seguir :)
Nunca experimentei a autora, mas se nos faz viajar até Itália, devo gostar porque adoro o país!

Chuva de livros disse...

Nunca li nada desta autora, mas vou registar este para uma futura aquisição. Aproveito para desejar as melhoras e boas leituras.

Bjs

cá-cá (Portugal) disse...

Este vou ler de certeza!! Eu tb gostei muito do 'Caffe Amore'... Boas Leituras!

Sandra Dias disse...

Quero muito ler este livro!
Desejo-te as rápidas melhoras.

Blog Vidas Desfolhadas
http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/