quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro



"Livros são papéis pintados com tinta" (Fernando Pessoa)... e são, de facto, simplesmente isso, se não os lermos. Podem também ser elementos de decoração, que ficam bem com a sua lombada bem cuidada, na estante da sala. Podem ser ainda um suplício, se formos obrigados a lê-los quando não queremos ou se falarem de assuntos que não nos interessam... Mas podem e são, para mim, muito mais do que isso!

São autênticos baús de tesouros, histórias, aventuras, emoções... ao abri-los entramos em mundos de sonho e, por vezes, nunca antes sonhados. São amigos que nos fazem companhia, lá em casa. Uns são elegantes, outros não; uns são novos, outros são velhos; uns estão bem tratados, outros prestes a desmembrarem-se; uns levam-nos ao passado, outros ao futuro; uns fazem-nos chorar, outros rir. É por isso que, para mim, como digo na entrada do blog - ler é viver!

Neste Dia Mundial do Livro, presto homenagem a todos quantos escrevem, a todos os que me permitem (e a tantos outros apaixonados por esta arte) ter estes amigos de papel... mas de coração. Obrigada!

1 comentário:

MC disse...

Olá!
Tentei comemorar o Dia Mundial do Livro deste ano participando, na tua companhia, em mais uma iniciativa preparada para o efeito. Valeu a pena!
E fiquei com vontade de te dizer, por isso comento este post, que talvez seja, de facto, este o tempo da mudança, se os livros deixarem de ser apenas, como afirmou o nosso poeta, «PAPÉIS pintados com tinta»!
A importância da mensagem escrita, quer seja no livro em papel ou no editado electronicamente, será sempre a que for particularmente determinada por cada leitor, o único capaz de construir, reconstruir ou adoptar os "mundos" que cada autor nos quiser oferecer!
Assim, e porque estou a aderir às novas tecnologias :-), aproveito a tua mensagem para estender a homenagem merecida a todos quantos além da edição em papel, oferecem, por iniciativa própria e sem grandes contrapartidas, as suas obras a outros! Maior será o número de leitores, qualquer que seja a sua geração! Bem hajam!