terça-feira, 20 de janeiro de 2009

As Esquinas do Tempo


Como disse na mensagem anterior, há livros que surgem no meu caminho, vêm-me parar às mãos e foi isso que aconteceu com "As Esquinas do Tempo" de Rosa Lobato Faria.
Uma amiga querida deu-me este livro como prenda de Natal, com uma das suas dedicatórias ímpares. Fiquei curiosa. Confesso que não aprecio muito o trabalho da autora como actriz, pelo que a minha primeira reacção foi de cepticismo. Mas, enfim, li a síntese na contracapa e decidi dar-lhe uma oportunidade. Afinal, a personagem central era minha homónima e era minha colega de profissão.
Li-o de uma só vez. Não consegui parar. Viajei com a minha homónima pelo tempo e pelo espaço, enredei-me na trama e só consegui libertar-me no fim. Fiquei impressionada, bem impressionada. Até dei comigo a pensar "E se fosse possível? Virar uma esquina no tempo e ir encontrar rostos e vidas que nos são familiares num outro contexto, numa outra vida?..." E com estes pensamentos a fala de Giuliana a dado passo já não me pareceu tão estranha ("É que também eu sou uma viajante do tempo." p.189 3ª ed) - de facto, todos podemos viajar através de um livro... no tempo e no espaço.
Obrigada, Rosa Lobato Faria! Valeu a pena arriscar.

6 comentários:

MC disse...

Minha querida amiga,
fico muito feliz por saber que contribui para a tua "satisfação literária"!
Ler é, de facto, viver, outras vezes reviver... É, sem dúvida, sempre crescer um pouquinho mais!
Parabéns pelo teu Blog, muito organizado, apelativo, de invejar a quem, esta sim com pouco jeito para estas coisas, tentou iniciar um há dois anos e abandonou o projecto :-(
Prometo uma visita regular, e garanto a divulgação junto de outros amantes da literatura, caso o permitas, porque é muito bom conhecer e aprender a gostar de livros através de amigos, é quando a história nos "sabe" melhor!...
Um grande beijinho
Marina Canuto

Isabel Maia disse...

Estou com alguma curiosidade em relação a esse livro. Da mesma autora li "Os Pássaros de Seda" e gostei bastante.

Bruna Pardal disse...

"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."

Unknown disse...

Olá Maggie.. Aceitei o teu convite e resolvi espreitar o teu blog... Despertou-me esta sugestão pois já estive várias vezes curiosa em lê-lo.. Talvez agora me decida.. :-) Agora estou a ler o 3º livro que adquiri da Nora Roberts, Tesouros Escondidos" e estou a gostar muito.. Beijinhos e fica bem!

Maria disse...

Já agora, uma outra leitura possível: da mesma autora, O Crepúsculo das Águas. Foi aí, também num livro oferecido que olhei com desconfiança inicialmente, que acompanhei um pouco de algumas histórias da Aldeia da Luz, escritas de forma vibrante e contadas por narradores distintos. Gostei do estilo. :)

marta disse...

podem-me arranjar um resumo desse livro, não uma sinopse, se for possivel?