
No dia 20 de Janeiro de 2009, escrevi neste blog um post sobre "As Esquinas do Tempo" de Rosa Lobato Faria. Este livro abriu-me a porta para uma escritora que não conhecia como tal e fez-me ver esta mulher de uma outra perspectiva. Conhecia-a sobretudo como actriz (que não apreciava particularmente nas novelas, mas de que gostei em programas de humor) e como letrista (aí sim, já me agradava mais) e foi então que descobri uma escritora que passei a apreciar muito. Foi assim que fui vendo e descobrindo esta mulher, actriz, letrista e escritora.
Há uns tempos soube que havia estado doente, mas hoje foi com espanto e pesar que recebi a notícia da sua morte. Ainda teria decerto muito para dar...
A esta mulher e escritora, que deixou um legado importante à cultura portuguesa, presto aqui a minha homenagem, um ano depois de a ter descoberto como escritora. É verdade que partiu, mas a sua obra fica connosco.
...Um ano depois, mais uma vez, obrigada, Rosa Lobato Faria!
4 comentários:
Querida Maggie,
tinha saudades dos teus posts, só é pena que tenha sido este. Realmente Rosa Lobato de Faria era uma escritora que vale a pena descobrir. Eu, pessoalmente, gosto muito do que já li ("A Trança de Inês", "O Prenúncio das Águas" e, claro, a poesia). Para além disso, parecia-me uma mulher extremamente humilde e humana, o que é raro.
Um beijinho grande para ti, com saudades!
Olá
No Chuva de Livros, no poste Selos do 1º Trimestre/2010 esta um selinho BEAUTIFUL para este agradável espaço.
Beijinho
Aqui está uma escritora cuja obra desconheço. Há pouco tempo, num blog,alguém a homenageava publicando um poema seu, e eu só posso confessar que adorei.
Beijinho!
P.S. Há tanto tempo que não tenho notícias tuas!
Olá
Passei por aqui e ao ver um post sobre a Rosinha não resisti a comentar.
A Rosinha é para mim a melhor escritora que tivemos em Portugal nos últimos tempos.
Comecei a sua leitura ao acaso, fui à FNAC e comprei "O Sétimo Véu", confesso que não sei o que me levou a comprá-lo, era uma senhora com quem não simpatizava mesmo nada, achava-a muito senhora do seu nariz, com a mania...
Ainda hoje lembro esse dia comecei a ler o livro, não jantei, pouco dormi, no dia seguinte tinha terminado de o ler e com uma vontade enorme de ler mais. Logo de seguida veio "O Prenúncio das Águas", "Os Linhos da Avó" e muitos outros até ao último que li "As esquinas do Tempo".
Passei a ir ouvi-la às Feiras do Livro a Lisboa, a seguir a sua obra literária e decobri uma verdadeira SENHORA, simpática, sempre disponivel, com uma enorme vontade de viver e um talento monstruoso. Eu defendo a leitura de um dos seus livros nas escolas. Deveriamos posssibilitar que muitos pudessem ter dela outra visão que não só a das novelas e dos programas de humor. Imaginem que depois até comecei a gostar da Rosinha na televisão.
Uma coisa é certa Portugal perdeu muito com a sua morte, tenho a certeza que ainda havia tanto para nos dar...
Tenho no Facebook um foto com ela de que me orgulho muito. Na sua última Feira do Livro de Lisboa em 2009.
Enviar um comentário