sábado, 10 de outubro de 2009

Apelo literário



Aproveitando o facto de, pelos vistos, ter uns quantos visitantes, venho fazer aqui um apelo literário. Então cá vai...
Sou professora de Português numa escola profissional e, no âmbito da disciplina de Português, temos tido uma luta para conseguirmos pôr os nossos "meninos" (adolescentes do 10º ao 12º ano) a ler. A pouco e pouco vamos conquistando alguns, mas queremos conquistar muitos mais,. No entanto, entre outros problemas, temos um que por vezes é um grande obstáculo - falta de "livros de ler" (como eles dizem) no nosso Centro de Recursos.
Todos os anos temos uma pequena verba para adquirir mais alguns, mas manifestamente insuficiente para que seja possível haver quantidade e variedade de livros para que os nossos alunos tenham opção de escolha. Acresce a dificuldade de grande parte deles virem de famílias com outras prioridades por razões económicas e outros por carência cultural.
Assim, vamos emprestando os nossos próprios livros, conseguindo que um ou outro vá comprando um, mas a oferta continua a ser reduzida. Foi então que me lembrei de escrever a editores e livreiros a expor a situação, solicitando que nos doem livros com defeito de capa (que não podem ser vendidos). Neste sentido, gostaria de saber se alguém que aqui passe tem mais ideias ou se poderá fornecer-me algum contacto mais directo de entre editores e livreiros para que consigamos realmente enriquecer o nosso Centro de Recursos e conquistar mais leitores. O potencial eu tenho à minha frente, o pior é que o entusiasmo esfria quando a oferta é reduzida.

Há por aí ideias, sugestões, conselhos??? Se há, deixem-mos aqui sff.

Obrigada e boas leituras!

9 comentários:

Célia disse...

Olá Maggie!
Dá-me o teu email que mando-te os contactos que tenho ;)
O meu é canochinha@estantedelivros.com

Páginas Desfolhadas disse...

Olá Maggie:

Podes sempre tentar a abordagem "formato digital" que talvez os cative (por serem jovens e tal) ;) lol.

Aqui deixo a morada da Neolivros - http://www.neolivros.com/index.php/ - que tem uma base de e-book interessante, principalmente de clássicos e autores ainda pouco conhecidos.

Espero que seja útil!

E Boa sorte na luta ;).

Beijinhos

Celsina disse...

Oii, deixei um selinho pra vc lá no blog

Beijos! :)

Ana Isabel Pedroso disse...

O teu blogue acabou de ganhar o Selinho blog perfeitinho. Parabéns!!!

Beijinhos!!!

Unknown disse...

Olá Maggie!
eu sou uma visita recente do teu blog. Trabalhei 8 anos numa editora e gostava de te poder enviar um e-mail sobre o assunto deste post. se me quiseres fornecer o teu endereço de email o meu é judite.morgadinho@gmail.com.

Só mais uma coisa,uma sugestão de leitura que agradará certamente a todas as visitantes:
"Uma Aposta Perversa" de emma Wildes. Empolgante até à última página
bjs

Chuva de livros disse...

Olá

Deixei um prémio no meu blog para ti.

Beijinho

Chuva de livros disse...

Desejo neste Outono, leituras bem quentinhas.

Tens um selinho à espera no meu cantinho.

Beijinho

Eduardo Trindade disse...

Olá!
Bom, infelizmente eu estou um pouco longe para ajudar (mas, ainda assim, se eu puder fazer alguma coisa, conta comigo!).
O mínimo que posso fazer é te desejar sucesso e te dar os parabéns. Semear livros e leitores é, sempre, uma tarefa das mais nobres.
Abraços!

Luis Novais disse...

Olá Maggie,

Qual é o endereço da escola?
Terei todo o gosto em oferecer um exemplar de cada um dos meus livros.
Sugiro que contactem as editoras. Costumam ter restos de colecções que não venderam e têm vantagem contabilistica e fiscal em os oferecer.

Boa sorte para o projecto e parabéns pelo esforço.

Luís Novais