sábado, 21 de fevereiro de 2009

"As mãos são as folhas dos gestos"


Embora os livros sejam as minhas leituras de eleição, a verdade é que leio muito mais que livros. A leitura e a escrita fazem parte de mim, talvez por isso tenha escolhido ser professora de Português.
Assim, uma das revistas que mais gosto de ler é a revista "Visão", pelos artigos, reportagens, crónicas, imagens... Eis senão quando na revista desta semana, nesta noite de sábado, mergulho na crónica de António Lobo Antunes. O enigmático, temperamental e genial Lobo Antunes cujas crónicas umas vezes me encantam, outras vezes não tenho disposição para ler. A crónica desta semana - "As mãos são as folhas dos gestos" - é das que me encantam.
Começa assim: "Decidido. Se Deus continuar a dar-me vida e saúde publico o livro que estou a acabar este ano, um último que fechará a minha obra em dois mil e onze, reúno as crónicas que não foram coleccionadas em um ou dois volumes e calo-me a partir do dia em que o tal livro de dois mil e onze sair." António Lobo Antunes dixit.
Uma declaração de intenções de um escritor que quer deixar "as coisas acabadas", já que conclui que se aproxima do fim e considera que "com o par de livros que acima mencionei o meu trabalho fica redondo". Depois dessa meta, dispõe-se a continuar a escrever, como ele próprio diz, "clandestinamente". Queria "mudar a arte da escrita" e conseguiu. Um escritor para quem "os livros são a minha razão e a minha vida".
Abstenho-me de transcrever mais passagens desta magnífica crónica, porque considero que merece ser lida na íntegra, mas não podia deixar de a referir aqui. Uma declaração de fim de carreira, aparentemente bem planeada, mas que, mais para o final da crónica, resvala de novo para a necessidade irresistível de Lobo Antunes de contar histórias, de se deixar levar pela força da sua escrita, pelo seu lado de escritor. Leiam! Vale a pena! E já agora comentem, porque eu fiquei sem palavras.

2 comentários:

CICL disse...

eu li, tb gostei, só fiquei triste por saber que está a antever o fim da sua escrita!

flicka disse...

Olá!

Está no meu blog, um selo "66?", à tua espera.

:)*