domingo, 17 de janeiro de 2010

Livros que são gritos

Decidi inaugurar os posts de 2010, com referência aos livros que recebi no Natal. Afinal, valem a pena! Começo por referir "Gritos contra a Indiferença" de Fernando Nobre. Já havia lido muitos dos relatos de "Viagens contra a Indiferença" do mesmo autor, testemunhos de experiências deste homem, médico em missão da AMI, pelos mais diversos países do mundo, em situações de catástrofe natural e humana. É nesta linha que surgem também estes gritos de revolta e luta perante as injustiças deste mundo. Nas palavras do próprio autor - "Como não me inquietar quando vejo a paz global tão ameaçada e os Direitos Humanos tão espezinhados? Como não interpelar quando assisto à degradação contínua do nosso planeta Terra e ao seu esgotamento, provocado por uma ganância louca, sem freio nem nexo?". Neste início de 2010, este livro ganhou, infelizmente, ainda mais sentido.


O Natal trouxe-me ainda outro livro especial "A Ilha Debaixo do Mar" de Isabel Allende (sempre Isabel Allende, escritora que me toca de forma ímpar). É a história de Zarité, uma escrava que, mesmo nessa condição, consegue, pela bondade e pelo amor, atingir a tão desejada liberdade. Este é afinal também um grito, neste caso pela liberdade, não pelo ódio, mas pelo mundo e pela liberdade.

Há, de facto, livros que são gritos, livros que aspiram a um mundo melhor... e como a Humanidade precisa de esperança e lutar por um mundo melhor nos tempos que correm!

Recebi ainda um cheque-livro para comprar um ou dois livros, resta-me decidir quais.

Por agora, aqui ficam estas sugestões a que me vou dedicar de seguida. Bom Ano a todos! Espero que 2010 se torne bem mais auspicioso para este mundo do que está a ser este mês de Janeiro...