sábado, 20 de novembro de 2010

Lello & Irmão - 3ª melhor do mundo

A Lello & Irmão, livraria emblemática do Porto, situada na Rua das Carmelitas, foi considerada pela Lonely Planet, a 3ª melhor livraria do Mundo (the world's greatest bookshops).
Em primeiro lugar, é classificada a City Light Books, em São Francisco, EUA, e, em segundo lugar, a Libreria El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires, Argentina. Em 2008, a nossa centenária livraria portuense foi considerada pelo The Guardian a 3ª mais bonita do Mundo.
Confesso que tenho um "fraco" por livrarias, sinto-me nelas como peixe na água, ou melhor, sinto-me como se estivesse em casa. No entanto, há 3 anos atrás, quando entrei na Lello, senti-me como que num mundo mágico onde a qualquer instante poderia encontrar fadas, magos, duendes ou uma qualquer personagem saída directamente das páginas de um livro.
Hoje, quando ouvi a notícia desta mais recente distinção, além de orgulho, senti-me transportada de novo para aquele mundo quase místico, que é a Lello & Irmão, na cidade invicta.
Pesquisei um pouco mais e "visitei", através das fotos disponíveis na net, El Ateneo, que parece um Coliseu de livros (além da 2ª melhor do mundo também foi considerada pelo The Guardian a 2ª mais bonita do mundo) e a Boekhandel Selexyz Dominicanen em Maastricht, construída no interior de uma antiga igreja dominicana (considerada pelo The Guardian a mais bonita do mundo). Mais dois locais mágicos! Eu diria que se poderia fazer um roteiro turístico que contemplasse estas e outras livrarias e bibliotecas, por esse mundo fora. Acredito que os bibliófilos como eu estariam prontos a aderir.
Voltando à Lello & Irmão, também conhecida como Livraria Chardron, tem no vitral do tecto a sua divisa "Decus in labore" (dignidade no trabalho) e está localizada num fabuloso edifício que data de 1906.
Se não se puder ir mais longe até São Francisco ou à Argentina ou à Holanda, então que se dê um saltinho ao Porto e se prove um pouco da magia centenária que esta magnífica livraria emana.

1 comentário:

Eduardo Trindade disse...

A Lello & Irmão é linda, uma das (tantas) lembranças que guardo de teu país... El Ateneo também é fantástico, nada menos que um antigo teatro transformado em livraria. Bem, eu também já escrevi, certa vez, meu roteiro particular de livrarias... De resto, sou suspeito para dizer: amo livros e tudo que se relaciona com eles.
Abraços!