quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Passeio com Sophia

O Oceanário de Lisboa é um agradável destino para um passeio em Agosto, mas tem um encanto especial, além do encanto que é passear como se estivéssemos no fundo do mar - o passeio ao Oceanário é também um passeio pela poesia de Sophia de Mello Breyner.
Em cada recanto do tanque central, espera-nos Sophia, a poetisa do mar (a dado passo eis um verso que diz tudo - "Quando eu morrer, voltarei para buscar / Os instantes que não vivi junto do mar").


Por lá encontramos, "As Ilhas III", "Os Navegadores", "Praia", "No Alto Mar", entre tantos outros e sentimos orgulho, não só no Oceanário, mas também nesta mestre da poesia que dá pelo nome de... Sophia...


"Mar, metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.

E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.

E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.

E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras."


Oceanário de Lisboa... um excelente destino para um dia quente de Agosto!


2 comentários:

Eduardo Trindade disse...

Sim, lembro-me bem de tudo isso, de quando estive aí no ano passado. Ah, muito bom, é realmente um passeio dos mais agradáveis!
Abraços!

José María Souza Costa disse...

Muito bom o seu blog Vim lhe convidar a visitar o meu e se possivel seguirmos juntos por eles Estou lhe aguardando aqui
http://josemariacostaescreveu......blogspot.com