terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Leituras leves para o Natal

Neste mês de Dezembro, no meio de tanto trabalho, testes, correcções, notas e reuniões, fiz uma pausa na leitura de “Caim” (que começou muito bem, mas de momento me cansou) e decidi ir à estante e escolher leituras leves. Estava a precisar. Assim, li, quase de uma assentada, três livros – “Razões do Coração” de Rosalind Laker, “Ninguém como tu” de Anna Casanovas e “A Villa” de Nora Roberts.


"Razões do Coração" - A história de Lisette, uma menina que vira mulher e cuja vida dá muitas voltas e reviravoltas, cruzando-se com Daniel, responsável por espectáculos da “lanterna mágica”. Esta história leva-nos ao final do séc.XIX, ao tempo e experiências dos Lumiére, ao nascimento do cinema. Uma intriga que se desenrola entre a França e Inglaterra e que nos envolve. No entanto, ou muito me engano, ou há erros cronológicos na acção. A protagonista é, no início, apresentada com uma idade que, no desfecho, se torna impossível. Não será, na minha opinião, um grande livro, mas é fácil de ler e a história envolve-nos e conquista-nos, apesar das pequenas desilusões como o erro cronológico que referi.


"Ninguém como tu" - Ágata, residente em Barcelona, viaja para Londres para um estágio profissional e para dar uma volta à sua vida, ficando alojada em casa de Gabriel, o melhor amigo do seu irmão mais velho. No entanto, muitas coisas novas a esperam por lá. É a típica história de amor com final feliz, mas é também uma história bem contada, com uma acção que faz sentido e nos conquista. Fiquei com vontade de ler outros livros da autora o que, para mim, é muito bom sinal.



“A Villa” de Nora Roberts conquistou-me (como tantas vezes acontece) pela capa e pelo título e não me desiludiu. É a história do clã Giambelli, família italiana de tradições vitivinícolas, que tem em três mulheres, avó, mãe e neta, na Califórnia, os seus pilares. Família esta que se cruza com outro clã, os Macmillan, formando uma forte sociedade que preparará os seus herdeiros para honrarem a tradição e assumirem a continuação da empresa. Uma história muito bem contada, como costumam ser as desta autora. Difícil de parar de ler, foi a muito custo que o li em dois dias, porque a vontade era de ler em sessão continua.


Para terminar esta partilha, permito-me destacar a dedicatória que Nora Roberts faz no seu livro, com a qual concordo e me soa a lema de vida...

“À família, que cria as raízes.

Aos amigos, que as fazem florescer”

…e quem disse que as leituras leves não nos enriquecem?....

domingo, 27 de dezembro de 2009

Boas Festas!

A todos os visitantes deste blog, aos amigos que conheço pessoalmente e aos que ganhei na blogosfera, desejo Boas Festas! Que o Natal tenha sido vivido com alegria, saúde e harmonia e o Novo Ano de 2010 se apresente pleno de boas energias, saúde (sempre! porque sem ela, nada feito), amor, alegria... e muitos livros!

Por falar em livros, descobri esta imagem, através do Google, no blog "Facing the wind" (num post de 20 de Dezembro de 2008) e achei-a fantástica! Uma árvore de Natal de livros!

Voltarei em breve para falar dos livros que entretanto li e dos que recebi, ultimamente o tempo tem sido pouco, mas não me esqueci deste cantinho e dos cantinhos que aqui referencio.

Beijos e abraços calorosos a todos os amigos da blogosfera e aos amigos dos livros! :)

Ah, e livros é o que continuo a pedir para a minha Escola, porque promessas chegaram e com muito boa vontade, mas livros ainda não ):


imagem in http://facingthewind.blogspot.com/2008_12_01_archive.html